Vantagens do vegetarismo e veganismo

As dietas vegetarianas já existem desde 700 A.C., por razões ética, religiosas, dietéticas ou por uma questão de saúde.

O veganismo assume a principal razão como ética, têm como objetivo evitar todas as formas de exploração animal no que se refere a alimentação ou mesmo a todos os produtos de origem animal, seja para a higiene, vestuário, maquiagem, e até remédios. Mais do que uma dieta, é uma filosofia de vida relacionada com a libertação animal.

Já o vegetariano não come carne, aves, peixe e frutos do mar, porém alguns adicionam os laticínios ou ovos na dieta.

Estes dois tipos de dieta têm uma alimentação composta, basicamente, de frutas, folhas, legumes, cereais, leguminosas, nozes e sementes.

A dieta vegana possui baixos níveis de colesterol e gorduras saturadas, como resultado, diminui o risco de entupimento das veias e artérias, e reduz o risco de enfarte agudo do miocárdio. Além disso, existe uma relação entre o veganismo e o baixo risco de carcinoma.

A alimentação vegetariana diminui o consumo de sódio, que contribui para doenças cardíacas.

Estas duas opções de dieta, apresentam outros benefícios, entre eles, redução de risco de diabetes tipo II e ajuda no tratamento para aqueles que já apresentam a doença, contribui para atingir o peso ideal, melhora o controle da tensão arterial e do colesterol, maior consciência da sua própria alimentação.

Quem pode fazer a dieta

 

Quando bem planeada, é segura, para todas as fases da vida, incluindo gravidas, mulheres a amamentar, bebes, crianças e adolescentes, satisfazendo as necessidades nutricionais.

Apesar do vegetarismo e o veganismo bem planeado consiga suprir as necessidades nutricionais, as doses diárias recomendadas de alguns nutrientes, nomeadamente ferro, vitamina D, vitamina B12, cálcio, iodo e ómega-3, podem ser difíceis de obter exclusivamente através da alimentação. A suplementação alimentar destes nutrientes pode ser necessária.

Por fim, a alimentação vegetariana e vegana não deve ser monótona. O consumo variado de alimentos é fundamental porque diferentes alimentos contribuem com diferentes nutrientes.