Um Terapeuta Ocupacional tem como missão promover o bem-estar e a qualidade de vida de pessoas de todas as idades. Um Terapeuta Ocupacional começa por observar a atividade da pessoa que necessitará da sua ajuda de modo a perceber a intervenção a realizar.
O trabalho do Terapeuta Ocupacional dedica-se a três dimensões: a pessoa, a sua ocupação e o ambiente em que se insere. As ocupações vão desde os cuidados diários como tomar banho, vestir-se, alimentar-se; o lazer ou com a produtividade, seja no emprego ou em situações de voluntariado, por exemplo.
Quem pode ser ajudado por um Terapeuta Ocupacional?
O Terapeuta tem qualificação para ajudar desde recém nascidos até pessoas idosas. Trabalha áreas diversas, como a saúde mental, a reabilitação física, a neurológica, entre outras.
O Terapeuta Ocupacional dedica-se ajudar pessoas com quadros clínicos específicos, como:
- pessoas com artrite reumatóide e/ou dor crónica;
- pessoas que tenham sofrido um AVC;
- vítimas de traumatismo crânio-encefálico;
- pessoas que utilizem prótese articular;
- casos de lesão vertebro-medular;
- doentes de Alzheimer ou outras demências;
- pessoas com problemas de equilíbrio;
- doentes oncológicos;
- pessoas com esclerose múltipla;
- indivíduos com paralisia cerebral;
- vítimas de disfunção cognitiva.
Terapeuta Ocupacional: a importância do serviço ao domicílio.
As pessoas que podem necessitar da intervenção de um Terapeuta Ocupacional podem ter limitações na sua mobilidade ou, em alguns casos, terão dificuldades em mudança de rotinas, como a deslocação a um consultório.
Por essa razão, a deslocação ao domicílio nestes casos é essencial para que o tratamento seja o mais eficaz possível.
Na aplicação Givecare pode encontrar os Terapeutas Ocupacionais de que precisa e realizar este tipo de sessões na sua casa. Todos os Terapeutas Ocupacionais inscritos na aplicação Givecare são validados pela nossa equipa, para que possam prestar a melhor assistência.
Instale a aplicação: