A pandemia da SARS-CoV-2 afetou a nossa saúde mental. Durante mais de um ano vivemos entre o medo de contrair a doença e o de a transmitir a outra pessoa. Foi um ano de confinamentos e aberturas sucessivas, de muita informação e desinformação.
Estas alterações constantes à realidade provocaram em muitas pessoas problemas de saúde mental, que se poderão prolongar durante muitos anos.
A sua saúde mental depende da sua respiração.
Pode parecer um lugar-comum mas respirar de forma profunda de forma repetida ajuda a relaxar. Ao fazer este pequeno exercício está a transmitir ao seu cérebro que deve relaxar. E isso contribui para que a sua mente também reduza a sua atividade, ajudando à sua saúde mental.
Pela sua saúde mental, converse.
Durante a pandemia fomos utilizando plataformas online para conversar com outras pessoas. Não é o cenário ideal, uma vez que não há presença física, mas é uma forma de manter a sua sanidade mental.
Conversar com amigos e família faz com que expresse as suas ansiedades, ajuda a que se sinta melhor e é uma forma de despertar o riso, que pode ajudar à sua saúde mental. O riso ajuda a relaxar, a recuperar energias e contribui para um melhor humor.
Saúde mental e rotinas.
A rotina ajuda a estabelecer regras. E as regras ajudam a que a sua mente esteja mais organizada. Mesmo em confinamento, siga as mesmas regras de um dia normal.
Algumas dicas para manter uma rotina, mesmo estando em casa:
-Levante-se e deite-se à mesma hora;
-Cuide da sua higiene pessoal;
-Alimente-se de forma saudável e, sempre que possível, à mesma hora;
-Faça exercício físico. Praticar desporto ajuda a que o corpo relaxe. E só precisa de 10 minutos diários;
-Divida o tempo de trabalho e o tempo para descanso;
-Guarde algum tempo para fazer algo de que gosta: cozinhar, tocar um instrumento ou mesmo meditar;
-Faça intervalos regulares se trabalha em frente a um ecrã.
Não exija demasiado de si.
Há dias melhores do que outros. Nos dias menos bons, não se autoimponha regras demasiado rígidas. Aceite que há dias mais produtivos do que outros.
Reduza o tempo a ver, ler ou ouvir notícias. Tenha contacto com elas apenas a horas determinadas do dia, de modo a não pressionar a sua saúde mental por ansiedades ou medos criados devido à situação atual.
Peça ajuda a um profissional.
Se ainda não se sente à vontade para sair de casa e procurar um psicólogo que ajude a ultrapassar os problemas que a sua saúde mental enfrenta, peça um psicólogo ao domicílio.
A aplicação Givecare disponibiliza o serviço de saúde ao domicílio.