Chocolate, vilão ou bom?

Boas notícias!

Nem sempre o consumo de chocolate pode significar a escolha de uma dieta errada. Estudos demonstram que, tal como outros alimentos, se consumido em quantidades adequadas e bem selecionado, pode ser benéfico para a nossa saúde.

Mas o que significa saber escolher o chocolate?

O chocolate tem na sua composição o cacau, sendo a percentagem de presença deste que vai determinar se determinado chocolate é benéfico ou não para a nossa saúde. O chocolate amargo com pelo menos 70% de cacau deverá ser o eleito na nossa dieta (ao contrário da maioria dos doces disponíveis nos mercados que possuem poucas quantidades de cacau).

DICA: Quanto mais amargo for o chocolate, maior percentagem de cacau terá!

 

Cacau na prevenção de doenças

A ingestão de flavonoides (presentes no cacau) previne a formação de coágulos no sangue e assim problemas de saúde que possam daí decorrer: Enfartes Agudos do Miocárdio, AVC, Trombovenoses, etc.

O chocolate amargo também relaxa os vasos sanguíneos, o que leva a uma diminuição da pressão arterial, contribuindo para a normalização da tensão arterial.

A sua presença funciona também como anti-oxidante, anti-viral, anti-tumural, anti-inflamatório, além de regulação hormonal.

Que quantidade comer?

Alguns estudos sugerem que a ingestão semanal até 55-85  gramas é suficiente para recolher benefícios para a saúde. Assim, bastará ingerir um quadradinho diariamente, que em média, terá 7 gramas.

Dica: De forma a controlar a sua ingestão, poderá adoptar uma rotina diária , como ingerir um quadradinho ao lanche ou à noite, após o jantar!

Qualquer dúvida sobre um:

  • correto plano alimentar
  • benefícios de uma dieta mediterrânica
  • como elaborar um plano para perda de peso baseado numa alimentação equilibrada

faça download da App e pesquise por um dos nossos Nutricionistas!

Instale a aplicação: