Dor de Garganta

Dor de Garganta

A dor de garganta é um sintoma comum que pode ser proveniente de diferentes patologias como é o caso da amigdalite, laringite, faringite, entre outras.

Sintomas como estes, podem demonstrar-se incomodativos, mas podem ser aliviados com o auxílio de medicamentos como os analgésicos e anti-inflamatório. No entanto, é aconselhável sempre uma avaliação médica de forma a concluir o melhor tipo de tratamento.

Como a dor de garganta é um sintoma comum a variadas doenças, a gravidade da mesma também difere, mas isso não significa que as a intensidade da dor esteja diretamente relacionada com a gravidade da doença devendo, em regra, haver sempre uma avaliação médica.

 

Amigdalite

A amigdalite consiste na inflamação das amígdalas que são os gânglios linfáticos no fundo da garganta. Existem dois tipos de amigdalites: a aguda (pode durar até 3 meses) e a crónica (mais de 3 meses ou recorrente).  As amigdalites podem ser virais (causada por um vírus) e bacterianas (provocada por uma bactéria), tendo estas últimas um o maior número de sintomas.

Laringite

A laringite (inflamação da laringe) possui dois tipos: a aguda, com duração inferior a 3 semanas, e a crónica, (por norma) com duração superior a 3 semanas ou recorrente. Independentemente da causa, os sintomas são sempre os mesmos: disfonia (rouquidão (na maioria dos casos)), dispneia (falta de ar), tosse seca e irritativa, e dificuldades ou dor ao engolir.

Faringite

A faringite (inflamação da faringe) pode desenvolver-se tanto em bebés e crianças (faringite infantil), sendo as causas infeciosas as mais frequentes neste grupo etário. As causas podem ser infeciosas (vírica, bacteriana e fúngica) ou não infeciosas (caso das alergias respiratórias). Os sintomas variam conforme o motivo de aparecimento sendo os sintomas mais frequentes a tosse, expetoração, rouquidão, febre e cefaleias.

As causas do sintoma também podem diferir das anteriores. Posto isto, aconselhamos sempre uma avaliação médica de forma a diagnosticar a causa da dor de garganta e obter o tratamento adequado para a mesma.

 

 

Dor de Cabeça

Existem variados tipos de dor de cabeça que são capazes de ocorrer em diferentes regiões e podem ter, na sua origem, diversas causas. Os principais tipos de dor de cabeça são a enxaqueca, a tensional, a associada a sinusite e as cefaleias.

O tratamento depende do tipo de dor de cabeça em questão e geralmente consiste na toma de medicamentos como analgésicos, anti-inflamatórios ou outro tipo de fármaco específico para cada situação.

Enxaqueca

Enxaqueca é um tipo de dor de cabeça pautada pela dor intensa e pulsante. Esta pode ser acompanhada de vómitos, náuseas, tonturas e sensibilidade à luz. Geralmente incide mais de um lado da cabeça e os sintomas podem agravar-se, estendendo-se à dificuldade de visão e concentração, e sensibilidade a certos cheiros.

Dor de cabeça tensional

A dor de cabeça tensional caracteriza-se por uma dor leve a moderada, em forma de pressão, que afeta os dois lados, na nuca ou na testa. Outros sintomas possíveis podem ser a sensibilidade excessiva nos ombros, pescoço, couro cabeludo, e à luz e ao ruído. Este tipo de dor de cabeça é causado pela rigidez dos músculos do pescoço, costas ou couro cabeludo, o que pode ter origem na má postura, stress, ansiedade, entre outros.

Dor de cabeça associada a sinusite

A sinusite caracteriza-se por uma inflamação dos seios nasais que (por norma) causa dor na cabeça ou rosto. Esta dor normalmente manifesta-se em cruz, por baixo e por cima da zona ocular.

Cefaleia em salvas

A cefaleia é uma patologia difícil de encontrar e que se caracteriza por uma dor de cabeça intensa e latejante, pior que a enxaqueca. Atinge apenas um lado da face e olho, e surge, grande parte das vezes, durante o sono, o que não implica que não se repita várias vezes durante o dia.

De forma a obter um diagnóstico fidedigno e um tratamento adequado para cada caso, é aconselhada uma avaliação médica. Através da nossa aplicação pode solicitar a ajuda que precisa

Instale a aplicação: