A dor no fundo das costas, dor lombar ou lombalgia, é um problema que quase todos os adultos sentem ao longo da vida, com alta incidência em países mais desenvolvidos, e uma das maiores causas de consultas médicas e faltas ao trabalho.
A dor nas costas pode estar relacionada com problemas da coluna lombar, podendo haver outras causas, que podem dificultar o diagnóstico.
Dor no fundo das costas. As causas.
A lombalgia pode ter causas muito diversas. Pode surgir após um movimento ou a pegar num determinado objeto – de nome lombalgia de esforço. Num grande número de pessoas, esta dor nas costas é crónica e relaciona-se com as modificações do corpo à medida que envelhece. Estas modificações podem iniciar-se cedo e tornam a coluna mais vulnerável à dor, sobretudo devido a atividades laborais ou recreativas pesadas.
As outras causas da lombalgia podem ser lesões ou degeneração dos discos que se situam entre as vértebras, espondilose, espondilolistese ou estenose vertebral. A gravidez também pode ser causa de dores lombares, condição que se resolve após o parto.
Dor no fundo das costas. Como tratar?
A lombalgia é tratada em muitas situações sem recurso a cirurgia. O tratamento mais comum nestes casos será feito através de:
-Medicamentos prescritos pelo médico que ajudam a aliviar a dor ;
-Repouso temporário, embora esta medida seja desaconselhada, preferindo-se uma recuperação ativa;
-Fisioterapia, com recurso a diversos métodos para reduzir a dor em combinação com atividade de reforço muscular.
Em todo o caso, é sempre recomendável a consulta de um médico, de modo a serem realizados testes de diagnóstico com o objetivo de localizar a causa e prescrição do tratamento certo para cada caso.
Prevenção da lombalgia.
A prevenção total do problema da dor no fundo das costas não é possível. Mas existem várias ações a realizar que ajudam a reduzir o seu impacto.
-Prática de exercício físico adequado à sua idade e condição física;
-Dieta equilibrada e variada;
-Evitar o tabaco;
-Ter sempre uma postura correta, seja em pé, sentado ou sempre que são levantados objetos;
-Fazer pequenas pausas durante o trabalho, de modo a variar a posição.
Dores nas costas: a importância de um fisioterapeuta.
Um fisioterapeuta é o profissional de saúde que pode ajudar nas situações de dores de costas. O conhecimento de um fisioterapeuta inclui métodos como a aplicação de calor, gelo, massagem, ultrassons ou eletroestimulação.
Um fisioterapeuta é também capaz de acompanhar com um programa de reforço muscular ou treino cardiovascular para tratar da dor nas costas.
Na aplicação Givecare encontra um conjunto de terapeutas certificados que podem ajudar na sua recuperação.
Todos os profissionais na aplicação Givecare são validados pela nossa equipa, para que possam prestar a melhor assistência.
Instale a aplicação!